Pais

Os primeiros indícios de fala de um bebê devem ser estimulados de forma que os pais incentivem o início de uma conversa para o desenvolvimento da comunicação.

O contato físico na relação mãe-bebê é muito importante dentro dos primeiros três anos de vida. O afeto é fundamental para o desenvolvimento das crianças.

É comum ouvirmos que, hoje em dia, os pais ajudam mais na criação de seus filhos e filhas. Mas será que esperar que eles simplesmente ajudem é o suficiente?

O PIM promove o desenvolvimento integral na primeira infância que busca incentivar o desenvolvimento da linguagem, da sócio-afetividade e da atividade motora das crianças.

A criança, ao vir ao mundo, sempre se mostra diferente da idealizada pelos pais. Entrar em contato com os sentimentos decorrentes dessa dicotomia é um meio de superar os desafios.

A psicose pós-parto não se trata de humor; são pensamentos externos à mãe. Por isso é importante que haja um cuidado imediato com a mãe e com a criança.

É preciso prestar atenção nos detalhes: a depressão pós-parto existe. Uma mãe deprimida negligencia a criança e isso afeta no seu desenvolvimento.

Baby blues são alterações emocionais no pós-parto que alternam momentos de muita alegria com momentos de tristeza. Porém, especialista afirmam a normalidade da situação.

As funções da mãe e do pai podem ser exercidas por qualquer um, independente do gênero. Quem cria essas crianças, se preocupa em manter uma educação clara e aberta.

Desde o primeiro momento que a mãe descobre a existência de uma vida dentro dela, as conexões mãe-bebê já se criam. Essa relação pode determinar o futuro da criança.

As relações são importantes para a criança desenvolver uma vida afetiva e emocional. A ligação e participação ativa na vida da criança, também é uma demonstração de afeto.

O vínculo criado entre mãe e filho é como uma proteção do bebê, fazendo com que a mãe se dedique intensamente à criança. Com isso, surge a segurança para descobrir o mundo.

Os brinquedos e o espaço físico não são tão importantes quanto as pessoas presentes na vida das crianças. Os pais são determinantes para o desenvolvimento da criança.

Ferramenta voltada à disseminação de conhecimentos sobre o desenvolvimento integral da criança de zero a três anos, o material tem vistas a gerar ações integradas de saúde, educação e desenvolvimento social.